JARDIM I e II

A escola Brincando com a Gente trabalha com a metodologia de projetos através do seu próprio material didático, enfocando os eixos de LINGUAGEM ORAL, LINGUAGEM ESCRITA, RELAÇÕES MATEMÁTICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, NATUREZA E SOCIEDADE. Os projetos são elaborados a partir de contos infantis, fábulas, músicas, poesias, uma proposta que reforça a autoestima da criança, uma vez que ela passa a acreditar na sua capacidade de pensar, concluir e criar, além de ser estimulada a aprender cada vez mais.

A cada projeto lapidamos as habilidades de conviver, negociar, argumentar, respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar, trabalhar em equipe, expressar suas ideias, sentimentos e necessidades, como princípio básico para uma boa convivência.

Parque de grama
img
img
img
img
jardim-I
img

Nossos Objetivos:

Oportunizar experiências concretas e lúdicas para que o conhecimento seja significativo;

Promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando a sua capacidade emocional, social e cognitiva;

Proporcionar situações pedagógicas que despertem na criança o interesse pelo desconhecido, desenvolvendo assim o espírito crítico e criativo, bem como a cooperação, autonomia e a responsabilidade;

Estimular todo o tipo de movimentos do corpo através de jogos e brincadeiras lúdicas;

Semear hábitos e regras de convivência social;

Estimular a linguagem oral, ampliando vocabulário e construção de frases;

Estabelecer vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização infantil;

Estimular para que a criança utilize as linguagens, seja corporal, musical, plástica, oral e escrita ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avanços no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez sua capacidade expressiva;

Levar a criança a conhecer diferentes manifestações culturais, considerando as atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, bem como de valorização da diversidade;

Recontar histórias conhecidas por meio de deferentes portadores de textos e vivências de diversas situações, nas quais se faz necessária, compreendendo a sua função social;

Tentar ler e escrever segundo suas hipóteses;

Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes símbolos convencionalmente como forma de representação em textos lidos e ouvidos;

img

Familiarizar-se com a linguagem escrita em situações de leitura feita pelos adultos, em experiências com textos de diferentes gêneros;

Manter contato com a linguagem escrita presente em diferentes portadores de texto (livros, revistas, cartazes, placas, embalagens, lista de compras, receitas, etc.);

Participar de práticas sociais de leitura e escrita;

Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;

Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

Valorizar a importância do ar, da água, do solo e do sol para os seres vivos e a preservação desses recursos, para a vida do planeta;

Desenvolver hábitos de saúde pessoal, social e ambiental, visando ao bem-estar do indivíduo e da coletividade.

Criar atitudes de cooperação e respeito ao outro na realização de atividades que visam à interação nos grupos em que convive e atua;

Desenvolver procedimento para comparar, classificar, pesquisar, interpretar simbologias e ordenar fatos em sequência.

Identificar a importância e valorização do homem como centro de transformação da sociedade;

Identificar as partes e funções do corpo humano, bem como os cuidados necessários à boa saúde.

img
img